segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

AT THE DRIVE IN



Montar uma banda de rock alternativo não deve ser nada fácil ainda mais nos EUA, a terra do Rock N Roll. Imagine ainda se for de um estado americano com grande tradições de bandas importantes. O estado que eu estou falando é do Texas e as bandas são Butthole Surfers , Reverend Horton Heat e uma consagrada, o ZZ Top(só citando 3). Em 1994 surgiu timidamente uma banda que lançou um dos discos mais nervosos desta década e é do Texas, o AT THE DRIVE IN, de 1994 até 1995 só lançou eps que ninguém ouviu. Até que em 1996 lançou o seu primeiro disco por um selo grande, ACROBATIC TENEMENT, a banda insistiu em 1998 com IN/CASINO/OUT e seguiu sem ser percebida pela mídia.
Tudo levava crer que a banda estava com o destino traçado ao fracasso na musica e ter o destino que muitas banda alternativas tem, o fim da banda. Até que em 2000 surgiu uma luz, uma luz de outra cidade mais precisamente m New York, Mike D dos Beastie Boys gostou dos 2 primeiros discos da banda e ficou sabendo que a banda estava sem gravadora e decidiu fazer um convite para os nossos heróis do Texas. Mike D já tinha um currículo de boas bandas pela sua gravadora, a Grand Royal, lançou Luscious Jackson, Buffalo Daughter , Cibo Mato e outros e resolveu arriscar com eles.
E teve uma mão abençoada pelo Pai do New Metal, Ross Robinson na produção e de quebra com Andy Wallace, o fazedor de milagres de gravadoras ,um dos seus trabalhos mais famoso foi a mixagem de Nevermind do Nirvana, o álbum dos anos 90. Pela primeira vez a banda estava com a Faca e o queijo na mão e fizeram o RELATIONSHIP OF COMMAND, em setembro de 2000.
O vocalista Cedric Bixler Zavala tem a voz muito semelhante com a de Zack de la rocha do Rage Against the Machine, a banda não fala de política e nem mistura com hip-hop ou funk como a banda de Los Angeles, a banda põe literalmente para FUDER da primeira até a ultima faixa, é uma porrada atrás da outra e tem até convidado especial numa das faixas, o Vovô do Punk Iggy Pop em ROLODEX PROPAGANDA.
O cd estava presente em muitas listas de melhores do ano de 2000, e era uma das promessas da revista Spin para 2001. Como eu disse no começo deste texto, é difícil montar uma banda de rock alternativo nos EUA por ter mais pressão e a banda sentiu, os integrantes tinha problemas de relacionamento, antes desta consagração de 2000 apenas Cedric(vocalista) e Omar Rodriguez-Lopez(guitarrista) estavam em todas as formações até então. Depois do fim da turnê a banda estava iniciando as gravações do sucessor de sua obra-prima e acabou surgindo as chamadas divergências musicais, se os sobreviventes de todas as formações da banda queria algo mais experimental(MARS VOLTA) e os outros queriam continuar fazendo um som agressivo como o trabalho anterior(SPARTA).
A ironia do destino aconteceu, o que parecia ser menos acessível acabou dando resultado o MARS VOLTA conseguiu ate emplacar dois hits nas paradas americanas TELEVATORS e THE WIDOW, enquanto o SPARTA acabou sendo rotulado como banda de emocore e nem chegou a sentir o sucesso dos rivais.
As duas bandas juntas não fizeram nenhum trabalho que possa ser comparado ao RELATIONSHIP OF COMMAND, prova viva que a missão destes músicos fardados ao fracasso foi cumprida com este disco.

Ouça o barulhinho Bom do AT THE DRIVE IN

2 comentários:

  1. Nosss, achei o seu blog muito interessante, visto que ele trata da nossa própria década.
    Gostei também do Layout simples, o que acredito que dá ênfase em seu conteúdo.

    Visita o meu se estiver afim:
    http://www.indicoesse.blogspot.com

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