domingo, 25 de janeiro de 2009

THE DANDY WARHOLS



Quando falam a palavra California, o que lhe vem a mente ???
Praia, Lindas mulheres, mansões, punk, playboys...
Mais precisamente em Portland, veio esta brilhante banda.
Portland tinha trazido ao mundo o espectacular EVERCLEAR e quase na mesma época sem muito barulho surgiu uma banda que não tem absolutamente nada a ver com a CALIFORNIA citada acima.
A banda se chama DANCY WARHOLS, so pelo nome vem a cabeça ao lendario Andy Warhol, artista plástico que desenhou a lindíssima capa do clássico álbum do VELVET UNDERGROUND(o que tem a banana na capa), o som da banda é bem similar praticado na época, o GLAM ROCK.
Alem do citado Velvet, David Bowie é bastante lembrando no som da banda.
Em 2000 a banda lançou o seu primeiro disco por uma grande gravadora, a EMI, o brilhante THIRTEEN TALES FROM URBAN BOHEMIA, com este disco a banda chamou atenção no mundo alternativo com faixas como BOHEMIAN LIKE YOU , GET OFF , SHAKIN E COUNTRY LEAVER. Se naquele ano o grande nome de Portland, EVERCLEAR, lançava dois discos a nova força mostrava que veio para ficar e que podia crescer no cenário.
Demorou, mas em 2003, a banda lançou a sua obra-prima e podemos falar sem medo SUA OBRA DEFINITIVA, WELCOME TO THE MONKEY HOUSE é um dos discos mais perfeitos feitos nesta década, a produção do disco foi do tecladista do DURAN DURAN, NICK RHODES.
Logo que de cara o ouvinte tem um dos hits do disco, WE USED TO BE FRIENDS, quase no meio do disco surge o camaleão do rock em I AM A SCIENTIST e depois dela chega o ápice do álbum YOU WERE THE LAST HIGH que foi escrita pelo super-indie EVAN DANDO. O disco deixa um pouco de lado as suas primeiras influencias e fica bastante anos 80, entrando no embalo que tomou conta desta década. O VELVET UNDERGROUND ficou um pouco de escanteio neste disco.
Em 2005, a banda deixou de lado NICK RHOUDES e resolveu voltar as raízes de sua referencia maior, infelizmente ODDITORIUM OR WARLORDS OF MARS deixou um pouco a desejar, lembrou um pouco os seus trabalhos como banda independente.
Em 2008, retornou com um disco que lembrou os cds lembrando por este blog, EARTH TO THE DANDY WARHOLS é apenas bonzinho e mais nada, WASP IN THE LOTUS é um bom momento mas MUSEE D NOUGAT tem quase 15 minutos e ja faz lembrar o chato disco de 2005.

THIRTEEN TALES FROM URBAN BOHEMIA

WELCOME TO THE MONKEY HOUSE

Um comentário: